UAEE

Sobre o PROCAMPO

logo procampo

A criação do curso de Licenciatura em Educação do Campo da UFG/CAC, na modalidade presencial em regime de alternância, começa a dar os primeiros passos para sua concretização. No ano de 2014 iniciar-se-á a primeira turma na Universidade Federal de Goiás - Campus Catalão.

A Justificativa para a criação desta licenciatura acontece em função da carência de uma formação do magistério fundamentada nos preceitos e na filosofia da vida no campo, a qual repercute há tempos, na ação de subjugar o campo à cidade, ao seu ritmo, à sua cultura, à sua educação. Neste sentido, oportunizar estas discussões em um curso de licenciatura abrirá a perspectiva de uma reflexão sobre como construir uma escola e efetivar o ensino e a docência por meio de diferentes práticas pedagógicas que valorize e consolide os valores do campo. A escola rural e o docente que nela atua, se não tiverem a clareza da importância do homem do campo na sociedade, não conseguirá interagir com seus alunos e não conseguirá assegurar, de fato uma educação do campo numa concepção transformadora e emancipadora.

Perfil do candidato ao curso

Não obstante, todos que tenham concluído o ensino médio possam se inscrever no vestibular, o curso é prioritariamente destinado a:

• Educadores de escolas públicas de Educação Básica do campo em exercício atual ou em processo de inserção nas escolas de Ensino Fundamental ou Médio do campo;
  • Jovens e adultos que concluíram o Ensino Médio e integrem ações educativas nas diversas organizações e Movimentos Sociais;
  • Pessoas que atuam como educadores ou coordenadores de escolarização básica de jovens e adultos (Ensino Fundamental ou Ensino Médio na modalidade EJA) em comunidades camponesas, que concluíram o Ensino Médio.
  • Pessoas que coordenam ou fazem o acompanhamento político-pedagógico dos cursos formais apoiados por programas governamentais que visam à superação das desvantagens educacionais em que vivem os povos do campo, tais como o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária e o Programa Saberes da Terra.

Informações Gerais sobre o Curso

O curso conta com o apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação (MEC), garantindo aos alunos hospedagem, alimentação e deslocamentos entre os locais de trabalho e a UFG - Campus Catalão. Em função do perfil desejado, adotou-se o regime de alternância ou seja, o curso acontecerá em dois momentos: o Tempo-Universidade e o Tempo Comunidade. Alem das aulas no TC e TU, os alunos também terão a prática pedagógica e o estágio curricular em ambientes formais de ensino. O Curso está organizado em regime semestral, com uma carga mínima de 3.200 horas distribuída em oito semestres, ou seja, quatro anos.

Os profissionais irão trabalhar no meio rural com alunos da 2a etapa do ensino fundamental e ensino médio em escolas públicas. O profissional deve gostar de atividades pedagógicas e de projetos comunitários.

Objetivos do Curso

Tem como objetivo geral, promover, por meio do Curso de Licenciatura em Educação do Campo a formação de educadores para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, conferindo ao graduado o grau de Licenciado em Educação do Campo - Habilitação em Ciências da Natureza. Especificamente, objetiva habilitar educadores para a docência Interdisciplinar em escolas do campo nas áreas de Ciências da Natureza, para a gestão de processos de educação básica em escolas do campo.

Título e atuação do egresso

Licenciado em Educação do Campo nas áreas de Ciências da Natureza.

Licenciatura em Educação do Campo

SOBRE O CURSO...

O Educampo foi implantado na Regional Catalão da UFG em 2013 no contexto do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo - PROCAMPO. Atualmente, na UFG Catalão, o curso habilita educadores para a docência interdisciplinar em Ciências da Natureza em escolas de educação básica do campo. Tem duração de 4 anos e funciona em regime de alternância no período noturno. Oferece 40 vagas por semestre sendo as aulas ofertadas no período noturno.

A Pedagogia da alternância é uma proposta de formação interdisciplinar que intercala o percurso escolar em dois momentos de formação: O Tempo Universidade (TU) e o Tempo Comunidade (TC).

PÚBLICO ALVO

O curso é voltado para pessoas que vivem ou trabalham em áreas rurais (ou em municípios rurais), que atuarão como professores nas séries finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, nas modalidades regular e/ou EJA.

FORMA DE INGRESSO

O ingresso é feito por processo seletivo específico, regulamentado por edital próprio. (colocar link do último edital)

PERFIL DO EGRESSO

O egresso estará habilitado para atuar na docência nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na área de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), incluindo a modalidade Educação de Jovens e Adultos, em escolas do campo ou em escolas localizadas nas sedes dos municípios rurais que atendem a população rural.

GRUPOS DE PESQUISA

Núcleo de Extensão e Pesquisa em Educação e Desenvolvimento do Campo – NEPCAMPO

Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Ensino de Ciências e Formação de Professores - GEPEEC

AÇÕES