SOBRE O PROJETO

Coordenadora: Priscilla de Andrade Silva Ximenes

Vice coordenador: Bruno Gonçalves Borges

Membros da equipe executora: Corpo docente da Faculdade de Educação/UFCAT

Especificação do Público-alvo: O público-alvo do projeto " TCC em Foco" serão discentes e docentes da Faculdade de Educação e demais interessados nas discussões da temática proposta

Descrição do projeto:

O "TCC em Foco" é um projeto de ensino da Faculdade de Educação (UFCAT) em voga desde 2017, que tem por principal objetivo ampliar o debate sobre iniciação cientifica e favorecer o processo de produção do Trabalho de Conclusão de Curso dos/as estudantes, considerando as dificuldades, expectativas e possibilidades vivenciadas durante a trajetória universitária de escrita científica. A partir de orientações coletivas e individuais,  rodas de conversa, oficinas, palestras, defesas e qualificações dos/as alunos/as do curso de Pedagogia e Educação do Campo FaE, vislumbramos contribuir para a formação (inicial) do pesquisador/a ao possibilitar que ele/a intervenha dentro de uma problemática social (prática docente), investigando-a, analisando os limites e possibilidades do seu trabalho, refletindo e (re)elaborando suas metodologias de pesquisa de  forma a mobilizar que os participantes possam construir novos projetos de pesquisa que culminarão no seu trabalho de conclusão de curso.

Com isso, espera-se que esse projeto auxilie a ampliação do debate sobre iniciação científica e sobre a pesquisa em Educação.

Objetivo:

O objetivo dessa ação é ampliar o debate sobre iniciação cientifica e favorecer o processo de produção do Trabalho de Conclusão de Curso dos/as estudantes, considerando as dificuldades, expectativas e possibilidades vivenciadas durante a trajetória universitária de escrita científica.

Ações previstas:

• Orientações individuais e coletivas de discentes para estudos sobre os fundamentos metodológicos da Pesquisa em Educação e elaboração de um pré-projeto de pesquisa.

• Roda de conversapara a apresentação dos/das docentes da FaE/UFCAT (possíveis orientadores/as). Na ocasião, os/as professores terão oportunidade de apresentar brevemente sua linha de estudos e pesquisas, bem como sua atuação no ensino/pesquisa/extensão.

• Oficinas de produção do texto acadêmico

• Semana do TCC em foco – qualificações e defesas

• Ciclos de palestras sobre ética na pesquisa

Acompanhamento e Avaliação:

Com o intuito de respaldar os alunos quanto ao desenvolvimento da pesquisa em Educação; serão ofertados aos alunos palestra, oficinas e defesas públicas. A palestra será sobre Pesquisa em Educação e contemplará as principais dúvidas dos alunos. A oficina de normas ABNT pretende introduzir/desenvolver o uso das normas ABNT nos textos acadêmicos; a oficina de Preenchimento de Currículo Lattes pretende auxiliar os alunos no preenchimento da plataforma, bem como realizar buscas. A oficina de Letramento Digital espera instrumentalizar os alunos para trabalhar com recursos do Word, Power Point, entre outros.

A oficina de Escrita acadêmica deseja discutir os elementos constitutivos de um texto (introdução, desenvolvimento e conclusão), coerência e coesão. A oficina de Trabalhos Acadêmicos pretende caracterizar resumos, resenhas, artigos, monografias, memorial e outros textos. A oficina de Apresentação de Trabalhos Científicos almeja caracterizar e explorar os modos de apresentação de trabalhos científicos (comunicação oral, banner, uso de Power Point e outros).

Além das oficinas, ocorrerão as defesas públicas do Trabalho de Conclusão de Curso, com o intuito de promover a troca de experiências em pesquisa-ensino-extensão entre alunos e professores e desenvolver o pensamento científico.

Através dessas ações, espera-se que haja a integração dos saberes, no intuito de que os alunos desenvolvam e construam o pensamento científico, sanem a maior parte das dúvidas em relação ao processo de construção de um trabalho acadêmico e, que os desenvolvam com mais qualidade e que possam compartilhar experiências que enriqueçam o Trabalho de Conclusão de Curso.