UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS
CAMPUS CATALÃO
CURSO DE PEDAGOGIA

PEDAGOGIA – Que profissão é essa?
Define-se como um campo de estudo que investiga a natureza e as finalidades da educação, bem como os meios apropriados de formação humana em uma determinada sociedade.

ÁREA DE ATUAÇÃO
O(a) pedagogo(a) é  um profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, lida com fatos, estruturas, processos, contextos e problemas referentes à educação em seus diferentes níveis e modalidades e está apto a:

• Exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal;
  • Educação profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas nas quais sejam previstos conhecimentos pedagógicos;
  • Trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  • Participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares.

HABILITAÇÃO NA UFG/CAC
O curso de graduação em Pedagogia confere o grau de licenciado em Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensinoffundamental.

APORTE TEÓRICO
Para compreender os problemas fundamentais do processo educacional e encaminhar-lhes soluções adequadas, os alunos de Pedagogia estudam as seguintes áreas de conhecimento: Sociologia, Filosofia, História, Psicologia, Artes, Didática, Linguagem, Currículo, Políticas da Educação, Gestão e Organização da Educação Básica e Fundamentos e Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências Naturais. Além disso, faz parte da formação do pedagogo a realização do Estágio supervisionado no Ensino Fundamental e na Educação Infantil. Ao término do curso, o acadêmico deve elaborar e apresentar um trabalho de conclusão (TCC) com tema a ser definido juntamente com seu orientador.

PERÍODO
Predominantemente noturno, sendo o estágio realizado nos períodos matutino ou vespertino.

COORDENAÇÃO DO CURSO
Profª. Drª. Fátima Pacheco de Santana Inácio