NEPEDUCA
IDENTIFICAÇÃO
Nome do grupo: NEPEDUCA - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação de Catalão 
Status do grupo: certificado pela instituição 
Ano de formação: 2002 
Data da última atualização: 04/11/2016 06:52
| Líder(es) do grupo: | Wolney Honório Filho | ||
Área predominante: Ciências Humanas; Educação 
 Instituição: Universidade Federal de Goiás - UFG 
 Órgão: Unidade Acadêmica Especial de Educação 
 Unidade: Regional Catalão 
Fonte: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8181607533448455
REPERCUSSÕES DOS TRABALHOS DO GRUPO
O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação de Catalão vem convergir pesquisas que têm como objeto a área educacional, especialmente, história, memória, cultura, filosofia e formação de professores no sudeste goiano. Neste sentido, procura qualificar o conhecimento histórico e cultural no que tange à formação de professores na região, através da relação entre concepções pedagógicas na era moderna e as práticas pedagógicas historicamente datadas no Brasil. 
  
RECURSOS HUMANOS
| PESQUISADORES | PROJETOS DE PESQUISA | 
| ANA MARIA GONÇALVES | ESCOLAS ISOLADAS EM GOIÁS A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO ELEMENTAR EM GOIÁS (1835/1930) A INSTRUÇÃO ELEMENTAR EM GOIÁS: currículos e práticas educativas nos grupos escolares (1919-1971) | 
| APARECIDA MARIA ALMEIDA BARROS | ENTRE O ALTAR E A SALA DE AULA: A ARQUITETURA DA EDUCAÇÃO FRANCISCANA NO SUDESTE GOIANO | 
| CAMILA APARECIDA DE CAMPOS | PROEJA EM RIO VERDE: UMA ALTERNATIVA PARA OS ALUNOS-TRABALHADORES? | 
| FÁTIMA PACHECO DE SANTANA INÁCIO | FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DO DOCENTE PRIMÁRIO EM GOIÁS: A REALIZAÇÃO DO PROJETO MEC/UNICEF/UNESCO (1961-1980) | 
| JUÇARA GOMES DE MOURA | LIMITES E DESAFIOS DA PROFISSÃO PEDAGOGO NA PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL | 
| MARIA JOSÉ DA SILVA | MEMÓRIA INSTITUCIONAL DO CAMPUS CATALÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - 1983 – 2011 | 
| SELMA MARTINES PERES | LEITURA NO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS DE CATALÃO (CFPPC): DA BIBLIOTECA ÀS PRÁTICAS DE LEITURA POLÍTICAS DE INCENTIVO Ã LEITURA NO BRASIL A PARTIR DA DÉCADA DE 1990 | 
| SÉRGIO PEREIRA DA SILVA | CULTURA PEDAGÓGICA: CONCEPÇÕES E PRÁXIS FORMATIVAS, NO SUDESTE GOIANO. FILOSOFIA E FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO | 
| WOLNEY HONORIO FILHO | MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO INTERIOR DE GOIÁS. (CATALÃO 1965-1983) | 
 
 OBS.: Todos os professores participam do projeto coordenado pelo professor Dr. Wolney Honório Filho:
MEMÓRIA VIVA: PRODUÇÃO DE NOVAS FONTES HISTÓRICAS SOBRE A CULTURA EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SUDESTE GOIANO
LINHAS DE PESQUISA
Formação de professores: Investigar os rituais, práticas e fundamentos de ensino da cultura pedagógica, e as demandas de formação de profissionais do sudeste goiano.
História, Memória e Educação: Investigar a História da Educação no Brasil e, de forma especial, no sudeste goiano, enveredando por análises das concepções pedagógicas, memória de formação docente, da cultura escolar e políticas públicas.
 
    