UAEE
filosofia

II Seminário de Filosofia e Formação de Professores

Evento

http://filoforufg.wix.com/filosofiaufgcatalao

: Unidade Acadêmica Especial Educação - UFG/Regional Catalão

: 09 a 11 de Maio 2016

: filofor.ufg@gmail.com

Na segunda edição do Seminário de Filosofia e Formação de Professores, propomos mais uma vez uma tarefa filosófica crucial: pensar a educação e a formação de professores. Ao considerar esta tarefa como sendo uma ação praticada necessariamente com, e para, o outro, ou seja, uma atividade relacional e social humanizadora. Propomos, respeitando o modelo eleito para o evento, a partir de duas perspectivas filosóficas, refletir sobre a condição e a natureza humana, a vida em sociedade, a justiça,apessoa e o indivíduo,além de outros desdobramentos que o diálogo entre os dois filósofos, raramente vistos lado a lado, ensejará. Referimo-nos a Emmanuel Mounier, filósofo e educador francês da primeira metade do século XX, que nos traz o apelo de uma educação centrada na pessoa e na vida concreta, perspectiva esta, pouco divulgada no Brasil. Do mesmo modo, oportunizaremos o pensamento pedagógico de Jean-Jacques Rousseau, filósofo genebrino do século XVIII, reconhecido por muitos como o “Copérnico da pedagogia”, responsável por colocar a criança, o discente, no centro das preocupações do currículo e da formação de professores, além de ter inaugurado uma sensibilidade social inédita na Modernidade. Nesta edição, refletiremos sobre a influência de Mounier no pensamento pedagógico brasileiro. Ora, em uma Nação majoritária e culturalmente cristã-europeia, a educação brasileira teve, e têm muitas influências dos filósofos e, certamente, diversas inferências, “dicas” e projetos para a formação de professores advirão da confluência destas duas filosofias que compõem parte importante das práticas e do pensamento pedagógico brasileiros.