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NEPEDUCA

Atualizado em 13/02/17 16:56.

IDENTIFICAÇÃO 

Nome do grupo: NEPEDUCA - Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação de Catalão 
Status do grupo: certificado pela instituição 
Ano de formação: 2002 
Data da última atualização: 04/11/2016 06:52

Líder(es) do grupo:  Wolney Honório Filho

Área predominante: Ciências Humanas; Educação 
Instituição: Universidade Federal de Goiás - UFG 
Órgão: Unidade Acadêmica Especial de Educação 
Unidade: Regional Catalão 

Fonte: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8181607533448455

 

REPERCUSSÕES DOS TRABALHOS DO GRUPO 

O Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação de Catalão vem convergir pesquisas que têm como objeto a área educacional, especialmente, história, memória, cultura, filosofia e formação de professores no sudeste goiano. Neste sentido, procura qualificar o conhecimento histórico e cultural no que tange à formação de professores na região, através da relação entre concepções pedagógicas na era moderna e as práticas pedagógicas historicamente datadas no Brasil. 
 

RECURSOS HUMANOS 

PESQUISADORES PROJETOS DE PESQUISA
ANA MARIA GONÇALVES ESCOLAS ISOLADAS EM GOIÁS 

A INSTITUCIONALIZAÇÃO DA INSTRUÇÃO ELEMENTAR EM GOIÁS (1835/1930) 

A INSTRUÇÃO ELEMENTAR EM GOIÁS: currículos e práticas educativas nos grupos escolares (1919-1971)

APARECIDA MARIA ALMEIDA BARROS ENTRE O ALTAR E A SALA DE AULA: A ARQUITETURA DA EDUCAÇÃO FRANCISCANA NO SUDESTE GOIANO
CAMILA APARECIDA DE CAMPOS PROEJA EM RIO VERDE: UMA ALTERNATIVA PARA OS ALUNOS-TRABALHADORES?
FÁTIMA PACHECO DE SANTANA INÁCIO FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DO DOCENTE PRIMÁRIO EM GOIÁS: A REALIZAÇÃO DO PROJETO MEC/UNICEF/UNESCO (1961-1980)
JUÇARA GOMES DE MOURA LIMITES E DESAFIOS DA PROFISSÃO PEDAGOGO NA PRÁTICA DE ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
MARIA JOSÉ  DA SILVA MEMÓRIA INSTITUCIONAL DO CAMPUS CATALÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS - 1983 – 2011
SELMA MARTINES PERES LEITURA NO CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRIMÁRIOS DE CATALÃO (CFPPC): DA BIBLIOTECA ÀS PRÁTICAS DE LEITURA 

POLÍTICAS DE INCENTIVO à LEITURA NO BRASIL A PARTIR DA DÉCADA DE 1990

SÉRGIO PEREIRA DA SILVA CULTURA PEDAGÓGICA: CONCEPÇÕES E PRÁXIS FORMATIVAS, NO SUDESTE GOIANO. 

FILOSOFIA E FILOSOFIA NA EDUCAÇÃO

WOLNEY HONORIO FILHO MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO INTERIOR DE GOIÁS. (CATALÃO 1965-1983)

 
OBS.: Todos os professores participam do projeto coordenado pelo professor Dr. Wolney Honório Filho:

MEMÓRIA VIVA: PRODUÇÃO DE NOVAS FONTES HISTÓRICAS SOBRE A CULTURA EDUCACIONAL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO SUDESTE GOIANO 

LINHAS DE PESQUISA  

Formação de professores: Investigar os rituais, práticas e fundamentos de ensino da cultura pedagógica, e as demandas de formação de profissionais do sudeste goiano. 

História, Memória e Educação: Investigar a História da Educação no Brasil e, de forma especial, no sudeste goiano, enveredando por análises das concepções pedagógicas, memória de formação docente, da cultura escolar e políticas públicas.